Quanto você precisa para começar a importar em 2024?

Começar a importar é, com certeza, uma ótima oportunidade de negócio, mas é preciso ter planejamento e pesquisa para ter sucesso. No post de hoje, vamos te mostrar os principais custos envolvidos na importação e te mostrar uma estimativa de quanto você precisa para começar.

É muito importante lembrar que o valor final da sua importação vai variar de acordo com diversos fatores. Produto, fornecedor, quantidade, investimento, target de valor unitário, custos logísticos e aduaneiros… Então, para você ter o valor final exato personalizado para o seu projeto, é necessário fazer uma simulação de custos.

Vamos aos passos:

Escolha seu nicho: O primeiro passo é escolher um nicho de mercado para seus produtos. É importante considerar a demanda, a concorrência e seu próprio conhecimento e experiência ao escolher um nicho. Na teoria da garagem, você deve se imaginar com uma garagem à sua frente, o produto que você conseguir encher essa garagem e vender, é o melhor produto para você importar.

Pesquise fornecedores e produtos: Um dos passos mais importantes é encontrar fornecedores confiáveis. Plataformas como Alibaba, Made in China, Global Sources podem te ajudar nesse processo, mas é muito importante se atentar à confiabilidade do fornecedor e entender como funciona a negociação na China, já que é uma cultura diferente. Na parte de produtos, ferramentas como Google Trends e SimilarWeb podem te ajudar a encontrar produtos com alta demanda e baixa concorrência.

Calcule os custos da importação: Os custos da importação envolvem alguns cálculos e podem ser divididos em diretos e indiretos.

  • Custos diretos:

Preço FOB: Custo da mercadoria + Frete + Seguro (até o navio) – isso caso for o Incoterm escolhido, porém FOB é o mais comum.

Frete internacional: Marítimo ou aéreo, calculado por peso ou metro cúbico

Seguro: Essencial para proteger sua carga contra imprevistos

  • Custos indiretos:

Impostos: II, IPI, PIS, COFINS e ICMS

Despachante aduaneiro: Auxilia na liberação e regularização da mercadoria

Frete rodoviário: Do porto/aeroporto até sua empresa

Armazenagem: Local onde a carga fica armazenada até o desembaraço

Defina o valor mínimo para começar: O valor mínimo para começar a importar varia de acordo com os fatores mencionados acima. No entanto, para ter uma margem de lucro, é recomendável ter um investimento inicial de R$ 60.000 a R$ 70.000. Abaixo disso, os custos fixos do projeto vão quase se equiparar ao preço da mercadoria.

Porém, existe a modalidade compartilhada: onde você divide os custos fixos e o espaço do container com outros importadores, assim você consegue reduzir custos e começar com uma menor quantidade.

Importar da China exige conhecimento e experiência. Então, estar ao lado de quem é especialista no assunto é essencial. A China Link é a líder em soluções de importação no mercado brasileiro e te acompanha em todo o processo de importação, de forma segura e simplificada. O seu único trabalho vai ser pensar na estratégia de venda, para quando a sua mercadoria chegar.

Quer fazer parte do futuro da importação? Então, clica aqui embaixo!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou deste post: