A tecnologia mudou o comércio internacional?

Já pensou em como a tecnologia vem mudando o comércio internacional? Se você gosta de importação, comércio exterior e negócios, este assunto é pra você!

Estamos de olho nas inovações tecnológicas que estão transformando o comércio internacional, especialmente na Ásia, que é um dos gigantes desse mercado. Com a digitalização, a automação e o uso de inteligência artificial, as operações estão ficando mais rápidas, seguras e eficientes.

São tecnologias que vão desde blockchain para garantir a autenticidade e a segurança das transações, até o uso de big data para prever tendências de mercado e otimizar estoques.

Sem falar nas plataformas de e-commerce e marketplaces digitais estão aumentando o alcance de pequenas e médias empresas, permitindo que elas concorram de igual para igual com empresas grandes.

A automação de tarefas repetitivas e a otimização de processos logísticos de tecnologias como inteligência artificial e blockchain podem reduzir custos em até 20%, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).

  • Segurança: o blockchain garante a rastreabilidade e autenticidade dos produtos e pode reduzir em até 80% os casos de fraude, conforme matéria na Forbes.
  • Tomada de decisões: a análise de big data permite que as empresas identifiquem tendências de mercado, prevejam a demanda e otimizem seus estoques, com um aumento de até 10% na lucratividade, de acordo com a McKinsey & Company.

A China é líder global em tecnologias para o comércio internacional, o país investe muito em inteligência artificial, blockchain e 5G para otimizar sua cadeia logística e aumentar sua competitividade no mercado global. A iniciativa “Made in China 2025” visa transformar o país em um líder global em manufatura de alta tecnologia, impulsionado pelas tecnologias inovadoras (NDRC).

Segundo McKinsey & Company nos Estados Unidos os investimentos em inteligência artificial e big data para otimizar a cadeia logística e desenvolver novos produtos e serviços.

De acordo com as informações da Fraunhofer Gesellschaft, a Alemanha tem o seu foco na automação e robótica para aumentar a eficiência da produção industrial.

Já no Japão o forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, como internet das coisas e veículos autônomos, para o comércio internacional referentes a dados do METI.

Fique por dentro das últimas tendências, novidades e insights que podem alavancar os seus negócios e na sua visão sobre o comércio global. Aproveite essa chance de se manter sempre atualizado e à frente do mercado internacional.

Conte com a gente para trazer informações e conteúdos que realmente fazem a diferença na sua jornada de negócios internacionais.

Se você quer saber como essas mudanças podem impactar diretamente o seu negócio para aproveitar ao máximo as novidades, principalmente no mercado asiático, não deixe de ver o nosso conteúdo nos canais abaixo:

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou deste post: